Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Informações necessárias para o processo de submissão: 

Políticas Editoriais

Instruções aos Autores

 

Documentos necessários:

Declaração de Responsabilidade Autoral 

 

Artigos Originais

Os artigos originais devem incluir as seguintes secções: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão, Agradecimentos (se aplicável), Referências, Tabelas e Figuras. Os artigos originais não devem exceder 4000 palavras, até 6 tabelas ou figuras e até 60 referências. Um resumo estruturado com o máximo de 350 palavras. Seguir as guidelines EQUATOR.

 

Artigos de Revisão Narrativa

Os artigos de revisão são artigos abrangentes que sintetizam ideias pré-existentes e sugerem novas. Abrangem áreas amplas. O foco deve ser uma atualização sobre a compreensão atual da etiologia ou fisiopatologia das doenças, considerações diagnósticas e terapêutica. Essas revisões devem abordar uma questão ou questão específica relevante para a prática clínica. Embora geralmente por convite do Editor-Chefe, a RPO aceita ocasionalmente artigos de revisão não solicitados sobre assuntos importantes ou sobre avanços recentes. Antes de submeter uma revisão, pedimos que envie ao Editor-Chefe um breve esboço (não mais de 500 palavras) indicando a importância do assunto, e por que está qualificado para escrevê-lo. Um convite para submissão não garante aceitação. Os artigos de revisão não devem exceder 4000 palavras, até 6 tabelas ou figuras e até 100 referências. Um resumo não estruturado com o máximo de 350 palavras. A contagem da palavra: até 4000 Resumo estruturado: Não e até 350 palavras Tabelas / Figuras: até 6 Referências: até 100.

 

Revisões Sistemáticas e Meta-Análises

As revisões sistemáticas podem ou não utilizar métodos estatísticos (meta-análises) para analisar e resumir os resultados dos estudos incluídos. As Revisões Sistemáticas podem ser apresentadas no formato Introdução, Métodos, Resultados, Discussão. O assunto deve ser claramente definido. O objetivo de uma revisão sistemática deve ser produzir uma conclusão baseada em evidências. Nos Métodos deve ser fornecida uma indicação clara da estratégia de pesquisa da literatura, extração de dados, classificação das evidências e análise. Deve ser seguida a normativa PRISMA (http://www.prisma-statement.org/) e realizado o registo do protocolo na PROSPERO (https://www.crd.york.ac.uk/prospero). O texto não deverá exceder 4000 palavras, excluindo um resumo estruturado (máximo de 350 palavras). Não poderá incluir mais de 100 referências, e até 6 tabelas ou figuras. A contagem da palavra: até 4000 Resumo estruturado: Sim e até 350 palavras Tabelas / Figuras: até 6 Referências: até 100.

 

Caso Clínico

O relato de Casos Clínicos deve incluir as seguintes seções: Introdução, Caso Clínico e Discussão. O texto não poderá exceder 2000 palavras, e não poderá exceder as 25 referências bibliográficas. Deve incluir um resumo não estruturado que não exceda 150 palavras. Deve ser seguida a normativa CARE (http://www.care-statement.org/). Tendo em conta a sua natureza, os relatos de casos clínicos devem ter um número parcimonioso de autores - excecionalmente mais de 5. No caso de serem mais de 5 co-autores a carta de submissão deve indicar clara e detalhadamente qual o papel de cada um no manuscrito, de modo a justificar a sua inclusão na linha de autoria à luz dos critérios do ICMJE (http://www.icmje.org/). A permissão do doente (parente mais próximo, tutor legal) pode ser necessária.
Se o doente(s) descrito nestes manuscritos é identificável, o formulário de consentimento do doente deve ser preenchido e assinado pelo doente(s) (ou tutor/representante legal) e submetido com o manuscrito. Dificultar a identificação do doente através da omissão de dados cientificamente irrelevantes é aceitável, mas a alteração desses dados não o é. A contagem da palavra: até 2000 Resumo estruturado: Não e até 150 palavras Tabelas / Figuras: até 4 Referências: até 25.

 

Editoriais

Opiniões de reconhecidos líderes de opinião em especialidades oncológicas. Os editoriais geralmente são solicitados pelo Editor-chefe e constituirão comentários sobre tópicos atuais ou sobre artigos publicados nesse mesmo número da revista. Não devem exceder as 1200 palavras, com um máximo de 20 referências bibliográficas e podem conter uma tabela e uma figura. Não têm resumo. A contagem da palavra: até 1200 Resumo estruturado: Não tem resumo Tabelas/Figuras: até 1 Referências: até 20.

 

Cartas ao Editor/Correspondência

As cartas ao Editor consistem em comentários críticos sobre um artigo publicado na revista ou uma nota curta sobre um determinado tópico ou caso clínico. As Cartas ao Editor não devem exceder 600 palavras e 10 referências e podem conter uma figura ou tabela. Não têm resumo. A contagem da palavra: até 600 Resumo estruturado: Não tem resumo Tabelas/Figuras: até 1, Referências: até 10.

 

Comentários e Controvérsias

Artigos de Comentários e Controvérsias devem abordar questões não resolvidas e oportunas em oncologia. Esta secção não deve ser usada para fornecer comentários sobre um artigo publicado recentemente na RPO ou em outras revistas, nesse caso submeter como correspondência (Carta ao Editor) seria o apropriado. As submissões de Comentários e Controvérsias podem envolver a discussão de novas abordagens de tratamento e modalidades diagnósticas, incluindo divergências sobre como tais abordagens devem ser incorporadas à prática clínica ou ao desenho do estudo. Questões relacionadas com oncoeconomia também devem ser consideradas. Embora a natureza desta secção leve à opinião, devem ser fornecidas amplas evidências para apoiar os pontos de vista dos autores, a especulação excessiva sem evidências de suporte deve ser evitada e o tópico deve ser do interesse do amplo leitor da RPO. As submissões de Comentários e controvérsias consideradas de interesse para a revistas serão enviadas para revisão por pares externos. A submissão deve ser original e não deve estar a ser considerada para publicação em outro lugar. O texto não deve exceder as 2000 palavras e 15 referências. Pode conter no total uma tabela ou figura (opcional). Não têm resumo A contagem da palavra: até 2000 Resumo estruturado: Não tem resumo Tabelas / Figuras: até 1 Referências: até 15.

Imagens em Oncologia

Esta seção destina-se à publicação de imagens clínicas, radiológicas, histológicas e cirúrgicas. Uma imagem visual de uma observação oncológica interessante e única, com uma breve descrição do problema clínico e dos achados do paciente. O título não deve ter mais de oito palavras. Os autores devem ser no máximo quatro. As imagens devem ser de alta qualidade e valor educativo. São permitidas até 4 figuras. As legendas devem ser breves e informativas. Setas ou outros símbolos devem ser incluídos conforme necessário para facilitar a compreensão das imagens. O texto não deve exceder 500 palavras, até cinco referências, e deve incluir uma breve história clínica e dados relevantes do exame físico, testes laboratoriais e progressão clínica, conforme apropriado. Não têm resumo. A permissão do doente (parente mais próximo, tutor legal) pode ser necessária. Nesta secção também serão aceites artigos versando tópicos neurológicos abordados em obras de cariz artístico (incluindo pintura, escultura, teatro e cinema) ou relacionados com os artistas que as criaram. A contagem da palavra: até 500 Resumo estruturado: Não tem resumo Tabelas / Figuras: até 4 Referências: até 5.

 

Perspectiva

Este tipo de manuscrito é submetido a convite do Conselho Editorial, sendo, no entanto, também sujeitas a consideração editorial as candidaturas espontâneas para publicação. Pode abranger uma ampla diversidade de tópicos importantes em biomedicina, saúde pública, investigação, descoberta, prevenção, ética, política de saúde ou lei de saúde. Um Autor que deseje propor um manuscrito nesta seção deverá enviar um resumo ao Editor-Chefe, incluindo o título e a lista de autores para avaliação. O texto não deve exceder 1200 palavras, até 10 referências, e até 2 tabelas ou figuras. Não têm resumo. A contagem da palavra: até 1200 Resumo estruturado: Não tem resumo Tabelas / Figuras: até 2 Referências: até 10.

 

Guidelines

As recomendações para a prática clínica não devem exceder 4000 palavras, até 6 tabelas ou figuras e até 100 referências. Resumo até 350 palavras. Este tipo de artigo pode ser submetido por grupos de trabalho organizados no âmbito de encontros ou associações científicas, ou grupos de autores com trabalho especializado realizado no tópico em causa. A contagem da palavra: até 4000 Resumo estruturado: Não e até 350 palavras Tabelas / Figuras: até 6 Referências: até 100

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.