O desafio da síndrome paraneoplásica

Autores

  • Ana Isabel Lopes 1. Interna de Formação Específica de Medicina Interna, Serviço de Medicina Interna, Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Matosinhos, Portugal

Palavras-chave:

Ginecomastia, Artrite, Adenocarcinoma

Resumo

As síndromes paraneoplásicas podem ocorrer em 10% na neoplasia pulmonar, sendo a ginecomastia pouco frequente como evento paraneoplásico.

É descrito um caso de um homem de 68 anos, fumador e história de alcoolismo crónico, que iniciou estudo por poliartralgias inflamatórias e ginecomastia com 6 meses de evolução. Observada relação temporal com tosse produtiva e perda ponderal. Apesar de melhoria com corticoide e positividade de anticorpos antinucleares, completou estudo, tendo sido excluída clínica e achados compatíveis com cirrose hepática que pudessem contribuir para a clínica, e foi feito diagnóstico definitivo de adenocarcinoma do pulmão estadio IV.

A ginecomastia e poliartrite são manifestações incomuns de doença oncológica, estando alguns casos descritos na literatura, que neste caso se associam ao adenocarcinoma do pulmão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Lopes, A. I. (2022). O desafio da síndrome paraneoplásica. Revista Portuguesa De Oncologia, 5(1). Obtido de https://rponcologia.com/index.php/rpo/article/view/32

Edição

Secção

Artigos de Revisão