Qualidade de vida e sobrecarga do cuidador informal principal do doente oncológico em diferentes fases de tratamento

Autores

  • Isália Miguel Serviço de Oncologia Médica, Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE
  • João Freire Serviço de Oncologia Médica, Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE
  • Manuel Luis Capelas Instituto de Ciências da Saúde – Lisboa, Universidade Católica Portuguesa CIIS-Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.57678/rpo.5

Palavras-chave:

sobrecarga do cuidador, qualidade de vida, distress, cuidados paliativos

Resumo

Objectivos: Avaliar a qualidade de vida (QdV), sobrecarga e distress de cuidadores em três fases do tratamento oncológico.

Métodos: Estudo analítico de 90 cuidadores de doentes em tratamento curativo, quimioterapia paliativa e sintomático. Questionários: Escala de Sobrecarga de Zarit, Escala de QdV do familiar/cuidador do doente oncológico e Termómetro do distress.

Resultados: Perfil de cuidador: mulher, a mediana de idades foi de 45,5 anos, cônjuge/filha. Maior sobrecarga e distress, e menos QdV no avanço das fases do tratamento. A sobrecarga foi moderada, a QdV inferior à reportada noutros estudos e o distress elevado, com uma forte contribuição dos problemas emocionais e problemas físicos nos cuidadores de doentes em tratamento sintomático.

Conclusões: A avaliação regular do cuidador deve ser inserida no plano terapêutico traçado para o doente desde o inicio do tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Miguel, I., Freire, J., & Capelas, M. L. (2020). Qualidade de vida e sobrecarga do cuidador informal principal do doente oncológico em diferentes fases de tratamento. Revista Portuguesa De Oncologia, 3(1), 13–20. https://doi.org/10.57678/rpo.5

Edição

Secção

Artigos de investigação original